Anitta rompe com a Warner

0

Divergências sobre royalties e carreira internacional desgastaram relação de Anitta e Warner, dizem fontes
Anitta rompe com a Warner
Cantora e gravadora romperam parceria de 11 anos; segundo pessoa ouvida pela reportagem, "Anitta ultrapassou a Warner e sozinha vale pela empresa inteira"

AnittaAnitta Reprodução/Instagram
Esta semana, Anitta e Warner Music divulgaram o fim de sua parceria de 11 anos. O clima esquentou há mais ou menos um mês, quando a cantora fez um desabafo nas redes sociais dizendo que a gravadora não cumpria com a obrigação "básica" de "promover a música", além de dizer já estar conformada em ser a principal investidora de seu trabalho. Segundo O GLOBO apurou, parece que os impasses internos começaram a acontecer desde sua primeira renovação de contrato com a gravadora, entre 2013 e 2014.
Na época, as plataformas digitais e de streaming estavam começando a se consolidar e o primeiro contrato de Anitta ainda era baseado em mídias físicas, com cláusulas sobre vendas de CDs, por exemplo. Na mudança de contrato, o advogado Daniel Campello precisou negociar alguns pontos para que o acordo entre a artista e a Warner pudesse começar a seguir os novos tempos, de digital.
– Pedimos um aumento na porcentagem de royalties que ela ganhava, algo que, apesar da nova realidade, não foi bem visto pela gravadora à época. Além disso, queríamos que no caso de ela investir o próprio dinheiro nas produções dos álbuns, que ela se tornasse produtora fonográfica, isto é, passasse a ter uma porcentagem proporcional sobre aquele fonograma que ela ajudou a pagar. Na época, isso foi negado, como uma proposta completamente insana e fora da realidade. Dois anos depois, eles (Warner) assinaram com o outro artista grande aceitando essa mesma condição, mas a diferença é que ele já era um artista consolidado no meio digital –explica o advogado.
Outro ponto que pode ter dificultado a relação a longo prazo de Anitta com a gravadora foi a carreira internacional, já que a Warner não facilitou a entrada da carioca no mercado exterior. Fontes dizem que ela precisou lutar muito para conseguir uma primeira reunião com representantes internacionais.
Outra fonte, que preferiu não se identificar, corrobora essa dificuldade da gravadora, não só a Warner, mas de maneira geral, em se adaptar ao mercado digital. Segundo ela, a forma como as empresas atendem os artistas é que acaba criando os problemas, afinal na vida digital tudo é muito mais rápido. Sendo assim, a artista pode estar no 1º lugar hoje e amanhã já não estar mais, o ritmo da gravadora, portanto, não pode ser o mesmo que era no tempo do CD, que levava muito tempo para ser produzido e distribuído, diz a fonte.
Essa mesma fonte destaca, no entanto, que Anitta foi "feita" na Warner Music Brasil e que a gravadora foi fundamental na sua carreira, na época em que Sérgio Affonso era CEO da empresa. De acordo com a pessoa ouvida pela reportagem, uma artista que chega ao tamanho da Anitta requer um investimento que supera o que as gravadoras fazem normalmente. "Anitta ultrapassou a gravadora e sozinha vale pela Warner Music Brasil inteira", diz a fonte.
Procurados, Anitta, a Warner e Sérgio Affonso não quiseram se pronunciar sobre o caso.
Relembre o caso
Na madrugada de 8 de março, Anitta publicou um desabafo em seu Instagram, contra a Warner, sua gravadora. Nos stories, a cantora reagiu a um post do selo que a exaltava no Dia da Mulher.
"A comunicação da Warner é tão boa que eles me colocam em um post de feliz Dia das Mulheres, embora eu tenha que vir a público pedir o respeito feminino que essa data representa usando no fundo a música que eles disseram que nunca daria certo sem um feat porque eu não era forte o suficiente para isso", escreveu Anitta.
Anitta não parou aí. A cantora disse que ao invés de um post fofo gostaria de poder conversar com o CEO da Warner sobre o término de contrato e disse que estava tentando há um mês. Ele, por sua vez, disse que o fim desse vínculo com a gravadora não aconteceria.
Na sequência, Anitta mostrou o que seria um e-mail enviado por ela ao CEO da Warner.
"Havia apenas uma conversa acontecendo, a dos advogados. A segunda está acontecendo agora porque vim e pedi a resposta que você me prometeu pessoalmente há um mês. E é assim que a Warner Music é, temos que continuar pedindo as coisas que vocês deveriam fazer naturalmente. Eu não sei como trabalhar assim. Quando me comprometo com algo, não preciso que as pessoas me perguntem onde está o que prometi que faria. E se você não tem tempo para se dedicar, não se comprometa com milhares de artistas", diz a cantora no suposto e-mail.
Anitta conseguiu o que queria e finalizou seu contrato com a gravadora.
"Após 11 anos de uma parceria de sucesso, nós concordamos em seguir caminhos diferentes. Anitta gostaria de agradecer à equipe da Warner Music por todo o apoio. E o time da Warner deseja a Anitta tudo de melhor no futuro", diz o texto da imagem da postagem, que teve os comentários restringidos.
Horas antes de romper o contrato com a Warner, uma foto de Anitta foi publicada no perfil da Roc Nation, gravadora de Jay-Z, levando a internet a especular se a cantora assinaria contrato com a gravadora do rapper. No entanto, não a aparição da brasileira na página não tem nenhuma relação com isso. O que acontece é que a agência responsável pelo gerenciamento da carreira de Anitta a nível global, a S10 Entertainment, tem participação na empresa de Jay-Z.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
To Top